Fisco flexibiliza regra de preenchimento de IBS/CBS para janeiro de 2026 e notas fiscais não serão rejeitadas
O Fisco decidiu nesta 2ª feira (1.dez.2025) que preenchimento dos campos IBS/CBS não será exigido por regra de validação em janeiro de 2026, como era previsto anteriormente. A medida é um alívio para empresas que estavam correndo para ajustar seus sistemas na reta final do ano.
Com isso, as companhias ganham mais tempo, na medida em que o risco de as notas fiscais serem rejeitadas diminui.
A nota técnica 1.33 assinada pela Receita Federal e pelo Encat (Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais), no entanto, alerta que permanece obrigatório os destaques dos novos tributos conforme a legislação vigente.
- Ou seja, a lei determinar que a informação seja prestada, mesmo sem a possibilidade de existir uma rejeição no ambiente de autorização.
O documento cita que o “início da obrigatoriedade da informação dos novos tributos (RV UB12-10)”, trazido na versão 1.30, está sujeito a “Implementação futura”, ainda sem data definida.

Muitas pessoas do mercado já esperavam uma decisão nessa linha, visto que muitas empresas ainda estão atrasadas. De qualquer forma, a decisão deve ser vista com cautela: o Fisco vai exigir a validação obrigatória nos próximos meses.
NT_2025.002_v1.33_RTC_NF-e_IBS_CBS_IS
Fonte: Portal da Reforma Tributária
Foto: Via Agência Brasil
Relacionadas
Informe RIG | semana 5/10 a 9/10
Nesta semana, o Congresso Nacional tem uma pauta prioritária prevista, trata-se da PEC 221/2019 que trata do fim da jornada de trabalho 6x1, pauta...
Ler maisDia das Crianças deve movimentar 18,11 bilhões no varejo, apontam CNDL/SPC Brasil
O Dia das Crianças de 2026 chega fortemente aquecido e consolida sua relevância como uma das datas mais importantes do calendário do varejo naci...
Ler maisPUBLICIDADE


