Reforma tributária do consumo: obrigatoriedade ao DTE automática a partir de 2026
A partir de 1º de janeiro de 2026, todas as empresas deverão utilizar, obrigatoriamente, o Domicílio Tributário Eletrônico (DTE) como canal oficial de comunicação com a Receita Federal.
Isso significa que todas as notificações, intimações e avisos fiscais serão enviados por meio eletrônico, através da Caixa Postal do Portal e-CAC. Essa mudança está amparada pela Lei Complementar nº 214/2025 e pelo Decreto nº 70.235/1972, que estabelece a ciência presumida das comunicações enviadas por esse canal.
Por que isso é importante?
– A leitura das mensagens no DTE será considerada como ciência oficial da comunicação.
– A ausência de acesso à Caixa Postal não impede o início de prazos legais e pode gerar penalidades.
– O DTE traz mais agilidade, segurança e transparência na relação entre o fisco e o contribuinte.
O que você precisa fazer?
– Acesse regularmente sua Caixa Postal no Portal e-CAC.
– Mantenha seus dados cadastrais atualizados.
– Estabeleça uma rotina de verificação das mensagens recebidas.
Lembre-se: manter-se informado é essencial para evitar surpresas e garantir o cumprimento das obrigações fiscais com tranquilidade.
Fonte: Portal da Reforma Tributária (Com informações de Receita Federal)
Relacionadas
Com pior agosto da história, reincidência atinge 86,72% dos consumidores que entraram na inadimplência, aponta CNDL e SPC Brasil
Em agosto de 2026, o Indicador de Reincidência de Pessoas Físicas, apurado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC ...
Ler maisComércio e serviços devem abrir 130 mil vagas para o fim do ano, projeta pesquisa CNDL/SPC Brasil
O comércio e o setor de serviços brasileiros preveem abrir cerca de 130 mil vagas temporárias e efetivas para o fim de ano de 2026, representand...
Ler maisPUBLICIDADE


